Menetizze

https://app.monetizze.com.br/r/AYL2475219

terça-feira, 21 de abril de 2015

Itacoatiara (Niterói - RJ)



Itacoatiara é um bairro da Região Oceânica de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. . Em Itacoatiara situa-se uma famosa praia homônima, palco de torneios de surfe e de body oarding , e que se situa há cerca de uma hora de carro do Centro da cidade de Niterói.

Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta.

De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65% dos existentes, taxa bastante inferior a da média do município de Niterói. Essa diferença pode ser explicada pela existência no bairro de casas de veraneio, ocupadas apenas eventualmente. A lei orgânica do município de Niterói impõe regras rígidas para construção no bairro, não podendo os prédios possuírem mais de dois andares. O número de estabelecimentos comerciais também é bastante limitado. Em volta da praia, há uma vegetação de restinga, cortada apenas por alguns caminhos feitos para que os banhistas possam se dirigir ao mar.

Quase todas as ruas do bairro têm nomes de flores e são, em sua maioria, não asfaltadas, por desejo dos próprios moradores, representados pela SOAMI. Há água encanada desde 2000 e sistema de coleta de esgotos desde 2004. O bairro possui apenas uma entrada por terra, onde há uma cabine de polícia.A arquitetura das casas em Itacoatiara sofre muita influência do estilo de construção suburbano estadunidense, com casas centralizadas e grama no quintal, além do telhado em estilo tradicional e muitos acessórios de madeira.

Culinária Nordestina


A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial.

Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.

Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes quase obrigatórias na culinária do Nordeste.

Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.

No café da manhã é comuns a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuzcuz (feito com farinha de milho e leite).

Como no Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado é muito usado na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito consumida na região.

As frutas tropicais (manga, caju, abacaxi, acerola, etc) são muito usadas na produção de doces (compotas) e também consumidas in natura.

A canjica, que no Nordeste é feita com milho, é uma espécie de pudim, também muito consumida como sobremesa

domingo, 19 de abril de 2015

João Pessoa



João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com 780 738 habitantes João Pessoa é a 8ª cidade mais populosa da Região Nordeste e a 24ª do Brasil. Sua região metropolitana, formada por João Pessoa e mais onze municípios tem cerca de 1 223 284 habitantes (IBGE/2014), sendo a 6ª mais populosa do nordeste brasileiro.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto maisoriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas". Fundada em 1585 com o nome de "Nossa Senhora das Neves", a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade9 . Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, ficando atrás apenas de Paris, capital da França.10

A cidade de João Pessoa foi considerada, pela organização International Living, como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria. No ranking feito anualmente pela organização, a capital paraibana surge ao lado da também nordestina Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista nesse ano. Apenas cinco cidades sul-americanas foram incluídas. Além das brasileiras, Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, todas no Uruguai, completam as cinco cidades da América do Sul indicadas para se desfrutar aposentadoria11 .